segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pelé dos Tabuleiros

Na minha opinião, e creio que na de muitos enxadristas brasileiros, o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos até hoje é o nosso Henrique da Costa Mecking, o Mequinho como foi carinhosamente chamado no Brasil.
Mestre Internacional aos 15 anos (até então um record), Mequinho alcançou em 1977 o 3º lugar no ranking Mundial da FIDE atraz somente do Campeão Mundial Karpov e do vice Kortchinoi. Também na época Mequinho era considerado o segundo melhor enxadrista do ocidente, atraz apenas de Bob Fischer.
Não quer dizer que não tenhamos jogadores fortes no cenário mundial, mas passados 30 anos nenhum brasileiro se aproximou se quer dos feitos do nosso maior GMI.

Mequinho foi destaque no blog vida em miniatura e também no blog da Susan Polgar, ela que justamente chama o nosso GMI de Pelé dos Tubuleiros.(clique nos links e veja as materias completas)

Considero importantíssimo para o xadrez brasileiro a existência de tão forte jogador e que deve ser sempre lembrado como inspiração para nossos jovens enxadristas.

Mequinho é sem dúvida uma lenda viva do xadrez brasileiro!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Destaques da Real Sociedade em 2010

Preparamos essa postagem que irá se transformar em uma coluna do nosso blog, para homenagear aquelas pessoas que foram destaque nos diversos eventos realizados pela Real Sociedade dos Amigos do Xadrez de Santa Cruz da Serra, seja como praticante do esporte, seja como promotor de eventos, seja como incentivador ou ainda colaborador.

Assim, encontramos uma forma de parabenizar os atletas e também agradecer a todos que tornaram possível a nossa tragetória ao longo do ano, na busca de promover o nosso amado esporte em nossa localidade.


 II PAINEL CAMPINARTE DE XADREZ

 BEATRIZ SANTOS DE MOURA IGNACIO 09 ANOS RECEBE MEDALHA DO PROJETO EU FAÇO ELE FAZ NÓS FAZEMOS COMO MELHOR SUB 10 FEMININO


 VICTOR PEREIRA MANHÃES 07 ANOS  MELHOR SUB 10 MASCULINO


CAROLINA FRANÇA CAMPEÃ FEMININO SUB-18


GEOVANI SOUZA CAMPEÃO SUB 14


MELL PEREIRA MANHAES 06 ANOS RECEBE MELDALHA OFERECIDA PELO TRAILER DO CARLINHOS COMO REVELAÇÃO DO TORNEIO


PAULO DOS SANTOS JORGE CAMPEÃO SUB 18 
 




TORNEIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO ARCO IRIS 



ANA CAROLINA BASTOS CAMPEÃ FEMININO CATEGORIA 06 A 09 ANOS


MARCELLA BEATRIZ CAMPEÃ FEMININO CATEGORIA 10 A 16 ANOS


VICTOR MANHÃES CAMPEÃO NA CATEGORIA 06 A 09 ANOS


MATHEUS PERINO CAMPEÃO NA CATEGORIA 10 A 16 ANOS


FESTIVAL DE XADREZ EM GUADALUPE

MARCELLA BEATRIZ MELHOR FEMININO SUB 14


I FESTIVAL DE XADREZ DO SHOPPING FAMILIA EM SANTA CRUZ DA SERRA

ESTUDANTIL
 Matheus Perino Campeão sub-12 recebe troféu das mãos do Prof Aldenir e de Alexandre Lima


Renan Silva Campeão sub-14 recebe troféu das mãos do Prof Aldenir e de Renato Veríssimo 


Sheldow Mauro Campeão sub-16 recebe troféu das mãos do Prof Aldenir e de  Wilian Mendes



João Victor Campeão sub-10 recebe troféu das mãos do Prof Aldenir e de  Mauricio Horta


Mell Manhães Campeã sub-8 recebe troféu das mãos do Prof Aldenir e de  Alice Baruch
VENCEDORES NO ABSOLUTO
Fernando Ventura Vice - Wagner Peixoto Campeão - Joaquim de Deus 3º


Wilian Mendes representante da Real Sociedade, Melhor Classe C !


Alexandre Lima morador de Duque de Caxias - Melhor Classe B !


Mauricio Horta brilhante participação e prêmio de Melhor Veterano


Alice Baruch Melhor Feminino recebe seu prêmio. 


DESTAQUES INDIVIDUAIS
[IMAG0191.JPG]
Renato Veríssimo em foto tirada em torneio realizado em 2007 em Petrópolis

Renato Verísssimo Braz, morador do bairro Nova Campinas, jogador revelado pela Real Sociedade, em 2010 teve uma brilhante participação nos torneio estaduais da FEXERJ, classe B, classe A e Mestres, tornando-se o primeiro jogador de Duque de Caxias a ter o nome registrado na FIDE Federação Internacional de Xadrez, órgão máximo do esporte no mundo. Veja a página do Renato no site da FIDE.
 Prof Aldenir observa atentamente suas alunas disputando mais um torneio de xadrez
Professor Aldenir Manhães, comanda os seus alunos no Colégio Arco Iris e na Escola Estadual Barão de Maua em Xerém, onde já faz tempo que realiza um brilhante trabalho com a garotada que já desponta com nível para disputar torneios fora do município, como as Olimpíadas da Baixada, cuja equipe de Duque de Caxias formada pelos alunos do Prof. Aldenir foi campeã nos 3 últimos anos.

Newton Vidal (53 anos) – Gerente e coordenador da Academia Planet Sport’s no Shopping Família em Santa Cruz da Serra. Grande incentivador do esporte foi o elo principal para que a Real Sociedade dos Amigos do Xadrez obtivesse a permissão para realizar seus eventos no Shopping Família.

Huayran Ribeiro, criador do jornal Campinarte Dicas e Fatos há mais de 10 anos e mais recentemente do blog Observatório Comunitário, traz para o povo de nossa comunidade uma amostra  da cultura de Duque de Caxias, do cotidiano, das artes, do esporte e também dos problemas que enfrentamos com a ausência do poder público em muitos casos. Trata-se da pessoa responsável pela idéia de se fazer uma associação  de xadrez aqui em nosso bairro sendo nosso maior incentivador.

sábado, 1 de janeiro de 2011

DESTAQUES DA REAL SOCIEDADE DOS AMIGOS DO XADREZ DE SANTA CRUZ DA SERRA

Aqui nesta seção, homenageamos as pessoas que se destacaram no ano, seja como praticante do esporte ou como colaborador e incentivador do nosso projeto.Iniciamos esta seção do blog em 2011 com os destaques de 2010.

2010


2011 (aguarde)