quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pelé dos Tabuleiros

Na minha opinião, e creio que na de muitos enxadristas brasileiros, o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos até hoje é o nosso Henrique da Costa Mecking, o Mequinho como foi carinhosamente chamado no Brasil.
Mestre Internacional aos 15 anos (até então um record), Mequinho alcançou em 1977 o 3º lugar no ranking Mundial da FIDE atraz somente do Campeão Mundial Karpov e do vice Kortchinoi. Também na época Mequinho era considerado o segundo melhor enxadrista do ocidente, atraz apenas de Bob Fischer.
Não quer dizer que não tenhamos jogadores fortes no cenário mundial, mas passados 30 anos nenhum brasileiro se aproximou se quer dos feitos do nosso maior GMI.

Mequinho foi destaque no blog vida em miniatura e também no blog da Susan Polgar, ela que justamente chama o nosso GMI de Pelé dos Tubuleiros.(clique nos links e veja as materias completas)

Considero importantíssimo para o xadrez brasileiro a existência de tão forte jogador e que deve ser sempre lembrado como inspiração para nossos jovens enxadristas.

Mequinho é sem dúvida uma lenda viva do xadrez brasileiro!

Nenhum comentário: