terça-feira, 2 de janeiro de 2007

GARRY KASPAROV




Biografia - KasparovLuiz Vasconcelos Loureiro -- 30.jan.2005 - 18h55

GARRY KASPAROV
Release Biográfico


Luiz Loureiro


Garry Kimovich Kasparov nasceu em Baku, capital do Azerbaijão, no dia 13 de abril de 1963. Aprendeu xadrez aos seis anos, através de seu pai, Kim M. Wainshtein, um engenheiro judeu que faleceu precocemente em 1970. Sua mãe, Clara S. Kasparian, de origem armênia, passou-lhe o nome adaptado ao idioma russo quando completou 12 anos e apoiou e gerenciou sua carreira desde tenra idade. Com sete anos, ao se integrar ao clube de xadrez do “Palácio dos Pioneiros” da cidade, passou a chamar a atenção dos treinadores locais por sua prodigiosa memória, o profundo envolvimento nas análises sobre as posições propostas e sua capacidade criativa. Adotou as partidas de A. Alekhine (campeão mundial 1927-35 e 1937-46) como modelo de jogo dinâmico e evoluiu rapidamente em termos técnicos e esportivos. Com nove anos já era um jogador de primeira categoria (rating 2000, aproximadamente) e disputou a final do campeonato relâmpago da capital. Mais um ano transformou-o num Candidato a Mestre pelo sistema da antiga URSS e permitiu-lhe a participação na famosa escola de treinamento de M. Botvinnik. Por cinco anos, Garry permaneceu ligado a essa escola e ao observá-lo duma certa feita, o ex-campeão mundial e patriarca soviético profetizou acertadamente: “Nas mãos desse garoto, reside o futuro do xadrez!”.
A evolução de Kasparov foi meteórica! Tornou-se o mais jovem vencedor do sempre concorrido Campeonato Soviético Juvenil (até 20 anos) ao triunfar na edição de 1975, com apenas 12 anos. Para eliminar qualquer dúvida sobre se esse fora um êxito fortuito, bisou o feito no ano seguinte, sem perder uma partida sequer. Sua precocidade reflete-se nos recordes sucessivos que demoliu em termos de faixa etária: além de tornar-se o mais jovem participante em uma final do Campeonato Absoluto Soviético (o que congregava as Repúblicas Socialistas) de Xadrez (1978), foi também o mais jovem a vencê-lo, com 18 anos, em 1981, quebrando as antigas marcas de Botvinnik (1931) e Tal (1957), que venceram a prova aos 20 anos!? Era o mais jovem GM do mundo em 1980 e o mais forte adolescente da história ao atingir o rating de 2690 ELO em 1982 e, em seguida, mantendo o ritmo, sagrou-se o mais jovem vencedor do Torneio de Candidatos aos 21 anos (1984) e o mais jovem campeão mundial da história, ao destronar A. Karpov, em 1985, com apenas 22 anos!
No plano técnico, apesar da juventude, Kasparov refletia uma incrível maturidade de estilo, evidenciando completo domínio técnico, profunda preparação teórica das aberturas, com contínuas, surpreendentes e esfuziantes novidades, formulações e caminhos originais. Suas partidas sempre empolgaram o público e ele encara sua participação em qualquer evento como o trabalho de um artista, obrigado ao máximo, em todos os sentidos. Marcante também é sua expressividade facial e corporal ao competir, refletindo sem muitas restrições, as alternâncias e surpresas que o atingem durante uma partida.
Kasparov é o senhor de quase todos os recordes na história do xadrez, apesar de competir numa época que representa o mais alto nível técnico alcançado e a de maior competitividade, considerando-se tanto o apuro individual quanto a quantidade de seus oponentes. Mesmo assim, após superar o recorde de rating (2785 pontos ELO) estabelecido por Bobby Fischer, com astronômicos 2850 pontos, ele tem-se mantido como número 1 do mundo já por mais de 20 anos!! Venceu 8 dos 10 torneios mais fortes de toda a história e triunfou seguidamente nos 12 torneios mais fortes das temporadas 1999-2002 em que participou. Seus confrontos épicos com Karpov, válidos pelo cetro máximo, constituem o apogeu de respeito e valor técnico dos matches pelo título mundial. E apesar de sua surpreendente derrota para V. Kramnik em 2000, seu prestígio como rei do tabuleiro permanece sem ser desafiado! Inclusive, um indicador expressivo de sua supremacia, quase hegemonia geral, advém de seu currículo pessoal contra os adversários: praticamente, não existe oponente contra o qual ele não tenha acumulado ampla superioridade no escore individual! Entre os melhores do mundo, não apenas ninguém o supera como os números chegam a criar um certo constrangimento, tal o desequilíbrio como suas 14 vitórias contra nenhuma de A.Shirov, seus 10 anos sem sofrer derrota ante Anand, seu acumulado favorável contra Karpov e todos os demais, incluindo 5 vitórias oficiais a zero ante a fenomenal J. Polgar! São números simplesmente arrasadores e sem paralelo entre os colegas e rivais mais diretos.
Kasparov também revelou-se um hábil homem de marketing, promovendo o xadrez através de inovadores formatos como seus desafios ante os programas Deep Thougth e Deep Blue, produzidos pela IBM. E também o match “Kasparov versus Resto do Mundo”, organizado e patrocinado pela Microsoft ou ainda o circuito “PCA”, bancado pela Intel, a maior fabricante de “chips” do mundo! E ainda criou uma nova forma de desafio promocional, enfrentando simultaneamente os integrantes de equipes olímpicas de prestigiados países como Alemanha, Argentina, Israel e outros, em confrontos em que se opunha a até 6 oponentes de elevada titulação (GMs) e rating (acima de 2600 ELO)! Garry conseguiu também protagonizar campanhas publicitárias e promoção de outros eventos com a chancela de marcas mundiais como a PepsiCola, Rolex, Rede NBC, Intel e outras, além das citadas acima. Ele é o mais famoso e popular jogador de xadrez (talvez, junto com Bobby Fischer), fora do ambiente de nosso jogo.
Mas Kasparov também criou uma prejudicial dissidência ao afastar-se da FIDE ( a organização mundial que dirige o jogo) para disputar o título mundial de 1993 (ante o inglês N. Short) fora de seus regulamentos e prescrições. Os efeitos negativos desse ato perduram até hoje.
Kasparov, que reside em Moscou, foi casado e teve uma filha, que vive atualmente em Nova York (EUA), sob os cuidados da mãe. Quanto ao seu temperamento, tanto dentro quanto fora do tabuleiro, ele é intenso, enérgico, agitado, sempre em ebulição e inclinado a opiniões fortes e retaliadoras, jamais fugindo a um bom e polêmico debate sobre qualquer tema, especialmente os políticos ligados à Fide, à antiga URSS à atual Rússia. Além de ser perfeccionista e “maximista”, buscando sempre a superação e novos paradigmas, bem acima dos anteriores.
Ele, que é considerado o maior jogador de todos os tempos em quase todas as pesquisas atuais, também é um prodigioso autor de obras importantes e inovadoras. Desde o formidável “À Prova do Tempo”, até o recente lançamento da imponente série “Meus Grandes Predecessores”, passando por outros textos, inclusive livros para iniciantes e jogadores intermediários, a obra escrita de Garry já estabelece novos e desafiadores padrões de qualidade tanto pelo rigor da análise quanto pelas interpretações e teses ousadas.
E algo que deixa a todos especialmente felizes é saber que a obra grandiosa de Garry Kasparov no xadrez está apenas no meio do caminho. Com seu gênio criativo e capacidade de trabalho e empreendimento, é certo que ele ainda tem muito a mostrar no futuro de nosso jogo. Como ele certamente fará agora em São Paulo, no magnífico evento comemorativo do aniversário número 450 da cidade.
Vida longa a Garry Kimovich Kasparov!

São Paulo - 2 agosto 2004.