domingo, 20 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS! E BOAS REFLEXÕES!

AMIGOS,

Chegamos ao final de mais um ano! Desejo a todos que acompanham este blog, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo repleto de realizações, e mais exclamações do que capivaradas!!

Estou paralisando este blog provavelmente até o final de janeiro, por motivos particulares, mas em fevereiro voltaremos possivelmente com uma nova proposta procurando cada vez mais popularizar o nosso esporte!

Aproveito a oportunidade para colocar algumas opiniões.

No Brasil o esporte amador precisa muito de divulgação para ser reconhecido e praticado. Me lembro que a 30 anos atrás o esporte amador no Brasil não tinha nenhuma expressão praticamente em nenhuma modalidade. Nas Olimpíadas de Moscou em 1980 tivemos apenas duas medalhas de ouro no Iatismo e duas de bronze (uma de João do Pulo no salto triplo e outra na natação revezamento 4x200 livre masculino Cyro Delgado, Djan Madruga, Jorge Fernandes, Marcus Mattioli).

No outros esportes o Brasil apenas participava. Pouco se podia esperar do Vôlei, do Basquete, do atletismo, do Judô, do atletismo, na ginástica então praticamente nem participava.

Mas os anos se passaram e tivemos uma evolução muito grande principalmente no vôlei onde o Brasil se tornou uma escola e hoje é considerado um dos melhores, se não o melhor, tanto no masculino como no feminino. Tivemos na ginástica recentemente, conquistas inéditas que a 30 anos pareciam improváveis para o Brasil, pois não havia tradição nenhuma no esporte, mas hoje temos alguns dos maiores atletas nesta modalidade. No Tênis por exemplo também era difícil admitir que poderíamos tem alguém entre os melhores do mundo, mas tivemos o nosso Guga que realizou feitos incríveis e chegou ao topo do ranking, popularizando o Tênis em nosso País. Hoje já podemos pensar que poderemos ter outros fortes jogadores de Tênis no futuro. Na natação temos hoje um Recordista Mundial e Campeão Olímpico Cesar Cielo. Em várias outras modalidades também surgiram atletas de grande nível e que com isso tornaram mais popular os esportes amadores no Brasil.

O que quero dizer com todo esse blá, blá, blá? Quero dizer que uma modalidade esportiva começa a ser mais vista quando existe um trabalho contínuo e árduo para divulgação e popularização. Quero dizer que o nosso Xadrez ainda é um esporte sem grande popularidade no Brasil, talvez muitas pessoas possam pensar como dito acima, que é pouco provável termos um campeão mundial brasileiro, pois o xadrez é mais tradicional na Rússia, na Europa na Ásia.

Mas eu acredito que podemos sim ter grandes jogadores, grandes mestres de xadrez no cenário mundial capazes de competir em igualdade com os melhores.

Para isso precisamos nós , que somos amantes do Xadrez, levar o Xadrez aos quatro cantos desse País, precisamos mostrar o Xadrez para o Brasil, nas escolas, nas praças, nas ruas, nos shoppings nos campos de pelada, no clubes, nas igrejas, enfim onde tivermos oportunidade de levar o xadrez, devemos fazê-lo principalmente com as crianças. Assim, tenho certeza que iremos encontrar nossos novos “Mequinhos”, “Fischers”, “Kasparovs” e “Karpovs” e quem sabe um dia poderemos ter o Xadrez passando na TV como em outros países.

Viva longa ao Rei!!!

Nenhum comentário: