sábado, 26 de janeiro de 2008

Magnus Carlsen lidera o Wijk aan Zee.


O jovem GMI noruegues Magnus Carlsen de apenas 17 anos, lidera o Torneio CORUS 2008 em Wijk aan Zee na Holanda, ao lado do GMI Levon Aronian da Armenia.
Após derrotar o russo Vladimir Kramnik em uma partida espetacular na 12ª rodada, Carlsen tem 7,5 junto com Aronian que empatou com o ucraniano Vassily Ivanchuk, seguidos de Teimor Radjabov do Azerbaijão e do GMI Indiano Viswanathan Anand, ambos com 7,0 pontos.
A última rodada será disputada amanhã com início as 12:30 (09:30 horário de Brasilia).
As partidas podem ser acompanhadas ao vivo no site oficial do torneio.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

SOLUÇÃO 5


Brancas jogam e mate em dois.

1.Dc7
se 1..........Rxh4 2.Df4#
se 1..........Cf2 2.Dg3#
se 1..........Bxe6+ 2.Dc4#

O que eu achei sensacional e esta posição onde a Dama cobre o cheque dando mate e o bispo negro embora ataque a Dama não pode toma-la por que está cavado pelo bispo branco.
As vezes o xadrez parece magico!

domingo, 13 de janeiro de 2008

COMEÇA O TORNEIO CORUS EM WIJK ANN ZEE 2008



Começou neste fim de semana na cidade de Wijk ann Zee na Holanda um dos mais tradicionais torneios de xadrez do mundo, com a participação dos principais jogadores da atualidade.

Confira no site oficial e tambem no site chessbase, ou no site chessgames.com Notícias, partidas e muito mais.

sábado, 5 de janeiro de 2008

NOVIDADES NO BLOG

Criamos novas opções interessantes em nosso Blog.

Comunidade no Orkut Xadrez em Santa Cruz da Serra, com o objetivo de divulgar ainda mais nosso blog e nossas atividades. Clique na imagem abaixo para acessar a comunidade e participe.

Partidas - Clique no item PARTIDAS ao lado e veja partidas inseridas no formato PGN.
Se voce deseja ter suas partidas publicadas em nosso blog, envie para o email realsociedadexadrez@yahoo.com.br, que eu incluirei na lista. Em breve teremos partidas comentadas e tambem problemas de xadrez.

Curso Basico - Clique no item CURSO BASICO ao lado e veja os movimentos básicos do xadrez.

Continuem visitando nosso blog. Em breve teremos novas novidades.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

HISTÓRIA DO XADREZ


História do Xadrez


A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.
Hoje a teoria mais aceita é que ele se originou na Índia por volta do século VI d.C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" e podia ser jogado com dois ou mais jogadores. Graças as viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo se espalhou para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais adiante os árabes estudaram profundamente o jogo e se deram conta que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isto e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever suas regras.
A primeira menção do xadrez está em um poema Persa em qual menciona que a vinda do jogo foi na Índia. O xadrez emigrou para a Pérsia (atual Irã) durante o reinado de Chosroe-I Annshiravan (531-579) e é descrito em um manuscrito persa daquele período. Este texto explica a terminologia, nomes e funções das peças com certo detalhe.
O xadrez também é mencionado na poesia épica de Firdousi (940-1021), Schanamekh - O livro dos reis, no qual ele menciona presentes que são dados por uma caravana do Rajah da Índia na corte do rei Persa Chosroe-I. Entre esses presentes, se encontrava um jogo que simulava uma batalha entre dois exércitos. Registros mostram que havia originalmente quatro tipos de peças usadas no xadrez. O Shatrang (sânscrito Hindú) significa "quatro" e anga significa "lados".
Na dinastia Sassanid (242-651 d.C.) um livro foi escrito no idioma Médio Persa Pahlavi chamado "Chatrang namakwor" (Um manual de xadrez). O shatrang (xadrez) representa o universo de acordo com o antigo misticismo Hindú. Os quatro lados representam os quatro elementos (fogo, ar, terra e água) e as quatro virtudes do homem. Embora os nomes das peças sejam diferentes em vários países hoje, seus movimentos são surpreendentemente parecidos. Na Pérsia, a palavra "Shatrang" se usou para nomear o mesmo xadrez.
Por volta do ano 651 d.C., com a conquista da Pérsia, os árabes adotam este jogo, valorizando-o e difundindo-o por todo o Norte da África, assim como por todos os reinos europeus dominados nos séculos seguintes, em particular para a Espanha (onde recebe, sucessivamente, os nome de: Acedrex, Axedres, Axedrez, Ajedrez), Portugal (Xadrez), a Sicília (Scachi Scacchi), a costa francesa do Mediterrâneo (Eschec, Eschecz, Eschecs, Échecs) e a Catalunha (Escacs, Eschacs, Scacs, Schacs, Eschacos, Schachos).
Os mais antigos manuscritos consagrados inteiramente ao xadrez, denominados Mansubas, aparecem em Bagdá, durante a Idade de Ouro Árabe. Não tendo em sua língua nem o som inicial nem o som final da palavra Chatrang, eles a modificam para Shatranj. Aproximadamente em 840, Al Adli, melhor jogador do seu tempo, publica um manuscrito Livro do xadrez (este original foi perdido).
No início do século IX o califa de Bagdá Haroun-al-Rachid (766-809) oferece a Carlos Magno (768-814) um jogo em mármore, hoje desaparecido. Conservam-se, no entanto, na Biblioteca Nacional de Paris, algumas peças denominadas Charlemagne.
Por volta do século IX o xadrez foi introduzido na Europa por duas vias distintas: segundo uns pela invasão muçulmana da Península Ibérica, e segundo outros, durante o confronto Ocidente-Oriente na Primeira Cruzada. No século XI já era amplamente conhecido no velho mundo.
Uma outra versão bastante aceita para a origem é de que ele tenha se originado na China em 204-203 a.C. por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo para fazer no acampamento de inverno. Um jogo conhecido como "go" que tem um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo, sendo que estas quatro últimas peças localizam-se na mesma posição do xadrez ocidental. As peças tem inscrições em caracteres chineses e são colocadas em "pontos". Há duas referências do xadrez na literatura antiga chinesa. A primeira foi de uma coleção de poemas conhecida como "Chu chi". O autor chamava-se Chii Yuan. A segunda é de um famoso livro de filosofia conhecido como "Shuo Yuan" que citava Chu Chi.
Mas existem vários tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez chinês, xadrez japonês (shogi), xadrez coreano, xadrez burmês, xadrez cambojano, xadrez tailândes, xadrez malaio, xadrez indonésio, xadrez turco e possivelmente até xadrez etíope. Todos tem em comum certos aspectos como: o objetivo é dar xeque-mate ao rei, todos tem o rei no centro, uma torre no canto, um cavalo próximo a ela e peões em frente, e os movimentos dessas peças é idêntico ou quase idêntico ao do xadrez ocidental.
Falar afirmativamente sobre o xadrez ter se originado em tal época e em tal lugar de tal maneria pode ser uma coisa muita mais séria do que se imagina, pois existem muitas pessoas que defendem com todas as forças que a origem do xadrez foi na Índia, enquanto alguns outros afirmam com toda certeza que ele surgiu na China muito antes do que na Índia. Infelizmente não chegamos a um acordo sobre tudo isso, pois a origem do xadrez já foi atribuída até ao rei Arthur, ao rei Salomão, aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio, aos Egípcios e aos Gregos, no cerco à Tróia, para distrair os soldados. O correto é que tenha se originado de onde for o xadrez é um do jogos mais prestigiados do mundo, sendo tratado muitas vezes como arte ou ciência.
As regras e os movimentos das peças sofreram alterações ao longo do tempo, mas ultimamente as regras são as mesmas desde o século XV.
Na Idade Média, o "jogo dos reis" adquire, rapidamente, o status de passatempo favorito da sociedade aristocrática européia, sendo proibida a sua prática entre os pobres. Recomenda-se começar sua aprendizagem aos seis anos de idade. As mulheres nobres não hesitam em sentar-se em frente do tabuleiro, mostrando-se, inclusive, tão hábeis quanto os homens. Estes, só têm o direito de entrar em um aposento feminino com o objetivo explícito de jogar xadrez.
No século XIII as casas do tabuleiro passaram a ser dividas em duas cores para facilitar a visualização dos enxadristas. O duplo avanço do peão em sua primeira jogada surgiu em 1283, em um manuscrito europeu.
Mas uma das principais alterações aconteceu aproximadamente em 1485, na renascença italiana, surgindo o xadrez da “rainha enlouquecida”. Até esta época não existia ainda a peça rainha, e em seu lugar havia uma chamada Ferz, que era uma espécie de Ministro. Ele, que só podia deslocar-se uma casa por vez pelas diagonais, transformou-se em Dama (Rainha) ganhando o poder de mover-se para todas as direções.
A transformação de uma peça masculina em Rainha pode ser considerada como um indício da crescente valorização da mulher durante o período medieval, mas também como metáfora de uma sociedade dominada por um casal monárquico. Porém, para o psicanalista Isador Coriat é possível que esta metamorfose tenha sido motivada por uma tendência a identificar-se inconscientemente o xadrez com a estrutura do complexo de Édipo, o Rei simbolizando o pai e a Rainha a mãe.
Por volta de 1561 o padre espanhol Ruy Lopez de Segura, que foi o melhor jogador deste período, propôs a utilização do roque. Esta alteração será aceita na Inglaterra, França e Alemanha somente 70 anos depois. O movimento En Passant já era usado em 1560 por Ruy Lopez, embora não se conheça seu criador.
Em vinte anos as inovações espalham-se e as duas modalidades de xadrez coexistem por toda a Europa. A nova maneira de jogar imprime um maior dinamismo às partidas, devido à grande riqueza combinatória que ela proporciona, e o antigo xadrez é, rapidamente, relegado ao esquecimento.

Tal x Fischer (Torneio dos Candidatos 15.09.1959)

Fischer X Tal (Torneio dos Candidatos 26.10.1959)

Fischer X Tal (Torneio dos Candidatos 28.09.1959)

Tal x Fischer (Torneio dos Candidatos 11.10.1959)

GIOVANNI VESCOVI



GIOVANNI P. VESCOVI nasceu em 14 de Junho de 1978, em Porto Alegre, mas logo foi morar em São Paulo. O xadrez apareceu cedo na vida do futuro campeão. Aos dois anos de idade aprendeu a montar o tabuleiro com o pai e aos três ou quatro aprendeu os primeiros movimentos. Fora esse hobby, sua infância se desenvolveu como a de outra criança qualquer até agosto de 1986, quando começou a ter as primeiras aulas no departamento de xadrez do Club Athlético Paulistano. Ele nos conta como foram seus primeiros dias:

“Lembro-me como se fosse hoje. Eu estava com meu pai, e o professor Angel Gutierrez me colocou para jogar com o campeão paulista da categoria, o Edson Nishio Nascimento. No final estava com cinco ou seis peões a menos, mas bastante satisfeito por ter trocado todas as outras peças, e não ter sido uma ‘lavada'. Comecei tendo duas aulas semanais de 30 ou 45 minutos, e já no final de 86 comecei a ter algumas aulas com meu futuro professor e amigo Jefferson Pelikian”.

PAIXÃO

A paixão pelo xadrez foi imediata. No começo ele brigava com o pai, pois não podia jogar os torneios de relâmpago do CAP de sábado, mas aproveitava o tempo para resolver problemas do livro de Bobby Fischer. Seu primeiro torneio foi um Aberto no Clube de Xadrez de São Paulo, sem conseguir um empate sequer. Depois jogou o Paulista Mirim de 1986, realizado em Taboão da Serra, onde não teve um resultado expressivo, mas venceu algumas partidas, terminando em 10º lugar. Mas o que importava era a diversão. O ambiente no CAP era muito agradável:

“Eu adorava passar as tardes na sala de xadrez do clube. Tinha minha aula e se pudesse assistia as outras. Também tinham as viagens. Joguei em Bauru no início de 87 e fomos de ônibus numa turma grande, bagunçando o tempo todo. Fiz muitas amizades”.

TALENTO

Toda essa paixão pelos desafios do jogo, o ambiente propício, o interesse em aprender e a vontade de vencer acabaram por despertar um talento precoce. Já no início de 87 sua força de jogo ganhou mais consistência e venceu o I Campeonato Brasileiro Mirim, classificando-se para o Mundial Mirim, realizado em San Juan, Porto Rico, onde conquistou o Vice-Campeonato. Essa primeira experiência internacional foi muito importante:

“Minha partida mais difícil acho que foi a primeira. Cheguei muito nervoso, afinal todos deviam ser muito bons. Meu adversário jogou 1.Cf3 e pensei: ‘Estou perdido, o cara deve ser um gênio'. Mas perto do lance 20 preparei uma seqüência e enquanto ele caía eu pensava: ‘Será que ele não está vendo o ataque duplo do cavalo daqui a dois lances?'. Ele não viu, eu ganhei, e percebi que não eram monstros”.

BUSCANDO DESAFIOS

Uma das principais características de Giovanni, tanto no início de sua carreira quanto mais tarde, é a constante busca de desafios, a vontade de superar os obstáculos. Para aperfeiçoar esse espírito combativo e essa determinação, o jovem talento disputava torneios de adultos, procurando testar sua força com jogadores mais fortes, mais preparados e mais experientes. Em 1989, aos dez anos de idade, Giovanni conseguiu um feito histórico, ao vencer os Campeonatos Paulistas sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20. No ano seguinte, em 1990, optou por disputar o Pan-Americano sub-18, ao invés de sua categoria, empatando em primeiro lugar. Ainda neste ano jogou o Mundial sub-18, entrando para a lista de rating FIDE com 2260, e o Pan-Americano sub-20, ficando com o 3º lugar.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

A lista de vitórias de Giovanni é bastante extensa, conforme seu curriculum demonstra, e ele considera todas elas importantes, mas entre seus principais resultados convém destacar o Campeonato Pan-Americano Juvenil em 1993, o Campeonato Mundial Juvenil por Equipes em 1998, a vitória no match contra Mequinho em 2000, o Tri-Campeonato Brasileiro 1999, 2000 e 2001, o Zonal Sul-Americano 2002, o Campeonato Continental 2003, o Tri-Campeonato em Bermudas em 2002, 2003 e 2004, e a vitória sobre o ex-campeão mundial Anatoly Karpov em 2004.

MOMENTOS IMPORTANTES

Alguns momentos na carreira de Giovanni foram marcantes. O ano de 87 marcou o início de sua carreira. O ano de 93 foi o ano em que derrotou o primeiro GM e conquistou o título de MI (Mestre Internacional).Em 96 foi morar em Americana (SP) e logo se casou. No ano de 98 conquistou o título de GM. Em 99 nasceu sua primeira filha e recebeu a visita do campeão mundial Anatoly Karpov para estudos. Em 2002 nasceu seu segundo filho, voltou a morar em São Paulo, superou a barreira dos 2600 pontos de rating e passou a ser o melhor jogador do Brasil. Em 2004 passou a ser um dos 50 melhores do mundo e o melhor da América do Sul.

VIAGENS

Giovanni já teve a oportunidade de visitar mais de 40 países para representar o Brasil. É conhecido e respeitado em todo o mundo, graças a sua credibilidade e habilidade comunicativa – é fluente em inglês, alemão, espanhol, sueco e russo.

TREINAMENTO

Só o talento não é suficiente para se chegar ao topo. No começo de sua carreira Giovanni aproveitava todo o seu tempo para treinar com seu treinador, Jefferson Pelikian, e devorar informações, estudando partidas, resolvendo problemas, analisando suas partidas. Mais tarde, aos 14 anos, passou a treinar sozinho, mas até hoje troca idéias e treina algumas posições com seu antigo professor e amigo.

O treino sozinho é muito produtivo, mas o intercâmbio também é fundamental. Em 1999 passou uma semana estudando com o campeão mundial Karpov. Em 2001 treinou de março a novembro de forma intensiva (5 a 6 horas por dia). Em 2003 passou duas semanas na Alemanha treinando com o gênio indiano Vishy Anand.

HOBBY

Além do xadrez, Giovanni sempre teve vários interesses diversos. Na infância praticava futebol, natação, ginástica olímpica e teve algumas aulas de piano. No entanto, como ele mesmo diz “não tinha nenhum talento pra música”. Nessa época os hobbies eram o tênis de mesa e, curiosamente, o estudo de mapas e capitais. Na adolescência desenvolveu o interesse por idiomas. Auto-didata, aprendeu o espanhol, o russo e o sueco, além do inglês e alemão, estudados na escola.

Com 19 anos tentou novamente desenvolver sua veia musical aprendendo o violão, mas novamente percebeu que era melhor não lutar contra a natureza e continuar ouvindo o rádio. Nessa época começou a se interessar por artes marciais: Muay Thai, Aikido e Jiu-Jitsu. Hoje em dia mantém a forma jogando futebol e correndo. Seu outro hobby é o gamão.

OUTRAS ATIVIDADES

Em 2003 abriu sua primeira empresa, a Equilibrium Empreendimentos Sócio-Culturais Ltda., especializada no ramo de xadrez, e responsável pela vinda ao Brasil de nomes como Karpov e Anand. Em 2004 iniciou a tradução da obra monumental de Garry Kasparov, a coleção “Meus Grandes Predecessores”, editado em português pela Editora Solis. Também em 2004 concluiu o curso do CREF, passando a ser um profissional legalmente habilitado na área esportiva. Em 2005 se formou em Direito pela UNIP. A partir de 2004 passou a dar palestras para empresas, e desenvolver cursos e treinamentos.

Atualmente a meta de Giovanni é chegar a entrar no seleto grupo dos Top 20 do mundo, e para tal dedica a maior parte de seu tempo ao estudo do xadrez e participando de competições no Brasil e no exterior.

JOSE THIAGO MANGINI X JOÃO DE SOUZA MENDES (CPTO BRASILEIRO 1950 )

A PARTIDA FAVORITA DO SAUDOSO JOSÉ THIAGO MANGINI CONTRA TEOTÔNIO VASCONCELOS

Jaime Sunye Neto

Jaime Sunye Neto (1957)

USA Open, 1977 Camp. Brasileiro, 1989

Jaime Sunye Neto nasceu em Curitiba (PR) em 2 de maio de 1957. Foi bi-campeao brasileiro juvenil (1974/75) e campeao juvenil pan-americano (em Buenos Aires, 1975).

Venceu 7 vezes o Campeonato Brasileiro (em 10 atuacoes). Participou de 7 Torneios Zonais Sul-Americanos, tendo vencido em Sao Paulo, 1989 e em 3 Torneios Interzonais da FIDE.

Representou o Brasil em 8 Olimpiadas, tendo ganho a medalha de ouro do primeiro tabuleiro em Manila, 1992. Obteve o titulo de Mestre Internacional em 1980 e o de Grande-Mestre em 1986, tendo atingido em 1999 o rating de 2558, o ponto mais elevado de sua carreira.

Dinamico organizador, foi Presidente da CBX de 1988 a 1992, atuando tambem como Vice-Presidente da FIDE para as Americas.

Vive atualmente em Curitiba (PR), onde é Super Intendente do Centro de Excelência de Xadrez.

José Thiago Mangini - "O Super Campeão Carioca de Xadrez"

José Thiago Mangini - "O Super Campeão Carioca de Xadrez"

(Por Jorge Chaves - 2007)

Nascido em 4 de Janeiro de 1920, no Rio de Janeiro, Brasil, José Thiago Mangini, aprendeu o jogo com seu falecido irmão Henrique, em 1937. Além de Mestre de Xadrez, foi cirurgião dentista e colaborador de várias revistas de Xadrez e manteve por muitos anos uma coluna semanal de Xadrez no jornal "O GLOBO", Além de organizar ter sido o Presidente da atual Federação de Xadrez do Rio de Janeiro fundada no fim dos anos 70 e representar o tradicional Clube Tijuca Tênis Club. Dono de uma carreira cheia de títulos, entre vários citamos: Campeão universitário do Rio de Janeiro em 1941, 1942 e 1943, Recordista de títulos de campeonatos cariocas (1947, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1956 1963, 1964, 1966 e 1970), venceu três vezes a prova clássica Taça Caldas Viana. Participou de diversos Torneios Internacionais, dentre os quais: Águas de São Pedro, em 1941; Assunção, em 1944; Rio de Janeiro 1947; Porto Alegre, 1948; Mar del Plata, em 1951, Punta del Este, 1952 Olímpiada de Helsinki, em 1952 (quando obteve a percentagem de 62% em seu tabuleiro); Rio de Janeiro 1952, etc.

Obteve por duas vezes, em 1950 e em 1956 o título de Campeão Brasileiro de Xadrez, título máximo em nosso amado Brasil. Em 1980, compareceu às Olimpíadas de Malta, não como jogador mas para fazer a cobertura jornalística para O GLOBO. Foi ainda presidente da Federação do Rio de Janeiro de 1962 a 1967 e de 1977 a 1981. No Rio de Janeiro o o Tradicional Torneio de Mestres recebe o seu nome, uma homenagem dos jogadores do Rio de Janeiro a sua grande contribuição para a divulgação, organização, formação de clubes ( Como o tradicional Clube de Xadrez Guanabara e outros.) e várias atividades para o desenvolvimento do Xadrez no Rio de Janeiro e no Brasil. Abaixo o Texto extraído de uma de suas colunas no jornal O GLOBO.

05/04/1965 - ("O Globo") - Escreveu José Thiago Mangini no décimo aniversário da sua coluna sobre Xadrez no Jornal "O Globo".

" Foi no dia 04 de abril de 1955 que esta seção apareceu pela vez primeira em O GLOBO. Desde aquele dia até hoje, nossa constante tem sido a de bem servir ao xadrez nacional, publicando partidas e problemas dos mais afamados mestres mundiais, notícias e informações úteis a todos os enxadristas. Temos convicção de que a difusão do xadrez é obra de brasilidade. Quando a juventude brasileira amparada pelos poderes públicos, perceber que o xadrez não é um simples passatempo, mas um eficiente exercício Mental; não apenas um entretenimento mas uma forma de complementar a própria educação; nesse dia estaremos satisfeitos.

Uma partida de xadrez não é apenas técnica e cálculo. Exige muito mais. No momento crítico é necessária uma decisão inadiável. Se não for tomada, vai-se a oportunidade e às vezes no intricado e complexo caminho da análise, perde-se o fio. Apenas nos resta um sentimento de coragem para entregar uma peça, ou para sacrificar uma posição. O jogador de xadrez imprime em suas partidas os traços de seu caráter, a sua personalidade. Os audaciosos e os tímidos; os perdulários e os avaros; os indecisos e os apaixonados. O xadrez é capaz, pelo menos em parte, de corrigir os exageros dessa personalidade. Porque os audaciosos pagarão com a perda de muitas partidas os exageros de sua audácia; os tímidos verificaram que sua passividade apenas favorece ao adversário; os perdulários aprenderão o valor de um simples peão e os avaros compreenderão que é muitas vezes necessário sacrificar todos os seus valores, para defender o próprio rei ou para atingir ao rei adversário.."(José Thiago Mangini).

O Nosso grande Campeão deixou o tabuleiro da vida em 10 de fevereiro de 1984. Segue abaixo algumas partidas.

A Partida Favorita

Escreveu e comentou José Thiago Mangini na sua coluna de Xadrez no O Globo de 13-06-1965 ” Todo enxadrista guarda na memória a sua partida favorita. Nem sempre é a sua melhor partida, nem a mais correta, mas a que lhe agrada.

Eu também tenho minha partida favorita. Foi jogada em 1948 no Campeonato do Clube de Xadrez contra o major Teotônio Vasconcelos. Na ocasião eu disputava a primeira colocação da prova, e, minha vitória sobre o forte adversário deu-me esperanças de obter o título de campeão, o que, entretanto, não ocorreu. Venceu a prova, o veterano Acioli Borges, mas ative a satisfação de colocar-me no 2º posto, na frente, entre outros, do Dr. Walter Cruz. A posição final é muito curiosa, isto é ocorre um mate puro, inesperado."

Brancas: Mangini, José Thiago

Pretas: Vasconcelos, Teotônio

Torneio da Turma Líder do Clube de Xadrez

Rio de Janeiro, 1948

Comenta : J. T. Mangini

1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bb5 a6 4. Ba4 (Defesa Morphy da partida Ruy Lopes. Outra linha seria 4. Bxc6 entrando na variante das trocas.) 4. ... Cf6 5. 0-0 Be7 (Variante fechada ou moderna. Outra linha seria a variante aberta que se inicia com Cxe4, e dá um jogo muito vivo para ambos os jogadores.) 6. Te1 b5 7. Bb3 d6 8. c3 Bg4 ( comumente continua-se aquí com a clássica manobra de Tchigorin Ca5, seguido de c5, etc.) 9. d3 Ca5 10. Bc2 c5 11. Cbd2 0-0 12. Cf1 h6 (Enfraquece o roque das pretas. O plano é jogar o cavalo a g5 através de h7. ) 13. h3 Bh5? ( O melhor seria retirar o bispo para e6. O lance do texto facilita o avanço dos peões brancos na ala rei.) 14. g4 Bg6 15. Ch4 h5 16. Cg3 ( Não interessa as brancas jogar Cxg6 porque a abertura da coluna “f” iria favorecer as pretas.) 16 ... hxg4 17. hxg4 Ch7 18. C4f5 ( Uma regra elementar que se observa nas posições de ataque recomenda não trocar as peças atacantes, salvo quando se obtém nítida superioridade.) 18. ... Bg5 19. Rg2 (Não só da passagem à torre para ocupar a coluna aberta como também envolve uma pequena cilada: se as pretas continuarem com Bxc1 para seguir com Cg5 e Ce6, dominando a casa “f4”, as brancas podem ganhar o peão com Dxc1 e Cxd6, após Cg5.) 19. ... f6 20. Th1 Bxc1 21 Txc1 Cg5 ( As pretas conseguem jogar Cg5, mas, para consegui-lo tiveram de enfraquecer ainda mais a posição do rei com o lance f6. As brancas intensificam o ataque ao monarca preto.) 22. b4 Cb7? (Melhor seria Cc6.) 23 Bb3+ Bf7 24 Cxg7 (Sacrifício correto e que não pode ser aceito diretamente, porque perderia imediatamente como podemos ver pela seguinte análise : 24 ... Rxg7 25 Cf5+ Rg8 26 Th8+ Rxh8 27 Dh1+ Ch7 28 Dh6 Tg8 29 Bxf7 e ganha. Por esta razão o jogador das pretas encontra outra linha de jogo mais forte, procurando refutar a combinação das brancas.) 24. ... c4 25. dxc4 bxc4 26. C7f5? (Deixando escapar uma continuação imediatamente decisiva. Deviam jogar C3f5 com provável continuação 26. ... cxb3 27 Th6 Te8 28 Dh1 Rf8 29 Th8+ Bg8 30 Cxe8 Dxe8 31 Dh6+ Rf7 32 Dg7+ Re6 33 Txg8 Dxg8 34 De7 mate. E se 26...cxb3 27 Th6 Bc4 28 Dh1 Rf7 29 Dh5+, seguido de mate.) 26 ...cxb3 27. Ch6+ Rg7 28. C3f5+ Rg3 29. Cxf7 Cxf7 30. Th7! Rxh7 (forçado) 31. Dh1+ Rg8 32. Dh5 Ch8 33. Th1 Dd7 (Os Lances das pretas foram praticamente forçados. A posição restringida do rei e a má colocação de todas as peças, permitirá as brancas construir um interessante “Zugwang”, isto é, a obrigação das pretas jogarem im mal lance porque não têm escolha de lance melhor. ) 34. Dxh8+? (perdendo uma oportunidade de ganhar brilhantemente jogando o lance de problema : 34 axb3! (ameaçando Dxh8+...) Tdd8 35 g5 fxg5 36 Dxh8+ Rf7 37 Dg7+ Re8 38 Dg6+ Df7 39 Th7!! Dxg6 40 Te7 mate.) 34. ....Rf7 35 Dh5+ Re6 ( As brancas podiam empatar aqui com 35 Th7+ Re8 36 Cg7+ etc. Não convinha, entretanto, recuperar a torre com 35 Th7+ Re8; 36 Dxf8+ Rxf8 37 Txd7 porque as pretas seguiriam com bxa2 ganhando.) 36. Ce3 De8 37. Df5+ Re7 38. Th7+ Tf7 39 Cd5+ Rd8 40. Cxf6 bxa2 ( E as pretas parecem ganhas, pela ameaça de fazer dama com o peão. No entanto, apesar das aparências as brancas estão completamente ganhas como podemos observar na continuação dessa extraordinária partida.) 41. Dg6!! a1=D 42. Txf7 Dh8 (Se 43 D1a4 44 Cxe8 Dxf8 45 Df6+ Rc8 46 Tf8 ganhando.) 43 Th7 Dxh7 44 De8+!! Rc7 45 Cd5 mate. ( Um posição final muito original. Não Conheço nenhuma partida que tenha terminado como esta, com um mate puro. Mangini.) clique aqui para ver a partida

[Event "Internacional do Rio de Janeiro"]

[Site "Rio de Janeiro (Brasil)"]

[Date "1952"]

[Round "4"]

[White "Mangini, José Thiago"]

[Black "Cruz, Walter Oswaldo"]

[Result "1-0"]

[Eco "B17"]

[Annotator ""]

[Source ""]

1.e4 c6 2.Cc3 d5 3.Cf3 dxe4 4.Cxe4 Cd7 5.d4 Cgf6 6.Cc3 e6 7.Bd3

Bd6 8.O-O O-O 9.De2 Dc7 10.Bg5 Bf4 11.Ce4 Bxg5 12.Cexg5 c5 13.c3

h6 14.Cxe6 fxe6 15.Dxe6+ Tf7 16.Bc4 Cb6 17.Dxf7+ Dxf7 18.Bxf7+

Rxf7 19.Ce5+ Rf8 20.dxc5 Ca4 21.Tfd1 Cxb2 22.Td8+ Re7 23.Td4

b5 24.cxb6 axb6 25.Te1 Ca4 26.Cc4+ Be6 27.f4 g6 28.Ce5 Cc5 29.a4

Cfd7 30.Cxg6+ Rf6 31.Ch4 Txa4 32.f5 Bf7 33.Td6+ Rg7 34.g3 Ta2

35.Te7 Cf6 36.Txb6 Cd5 37.f6+ Cxf6 38.Cf5+ Rg6 39.Cxh6 Bd5 40.Cg4

Ta1+ 41.Rf2 Cd3+ 42.Re3 Te1+ 1-0

[Event "It"]

[Site "Rio de Janeiro (Brasil)"]

[Date "1952"]

[Round "6"]

[White "Mangini, José Thiago"]

[Black "Trifunovic, Petar (YUG)"]

[Result "1/2-1/2"]

[Eco "B36"]

[Annotator ""]

[Source ""]

1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 g6 5.c4 Cxd4 6.Dxd4 Nf6 7.Be2

d6 8.Cc3 Bg7 9.Be3 O-O 10.Dd2 Be6 11.O-O Da5 12.Tad1 Tfc8 13.b3

a6 14.f4 Cg4 15.Bd4 Bxd4+ 16.Dxd4 Cf6 17.f5 Bd7 18.fxg6 hxg6

19.Txf6 exf6 20.Cd5 Be6 21.Cxf6+ Rf8 22.Ch7+ Rg8 23.Cf6+ Rf8

24.Ch7+ Rg8 1/2-1/2

18° Campeonato Brasileiro

25 SET / 11 OUT/1950/RJ

C

Jogador

UF 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 Pts
1 Jose Thiago Mangini DF * ½ ½ 1 1 ½ ½ ½ 1 1 1 1 8.5
2 Eduardo Asfora PE ½ * 0 0 ½ 1 1 1 1 1 1 1 8.0
3 Nelson Dantas DF ½ 1 * 1 ½ ½ 0 ½ 1 ½ 1 1 7.5
4 Fernando Vasconcellos DF 0 1 0 * 1 ½ 1 1 ½ ½ 1 1 7.5
5 Joao de Souza Mendes DF 0 ½ ½ 0 * 1 ½ 1 1 1 ½ 1 7.0
6 Eugenio German MG ½ 0 ½ ½ 0 * 1 1 1 ½ 1 1 7.0
7 Arrigo Prosdocimi RS ½ 0 1 0 ½ 0 * ½ 1 ½ 1 1 6.0
8 Manuel Madeira de Ley DF ½ 0 ½ 0 0 0 ½ * 0 1 1 1 4.5
9 Sabino Ribeiro Jr. FA 0 0 0 ½ 0 0 0 1 * ½ 1 1 4.0
10 Oswaldo Cruz Filho DF 0 0 ½ ½ 0 ½ ½ 0 ½ * 0 1 3.5
11 Hugo Kamisetzer FA 0 0 0 0 ½ 0 0 0 0 1 * 1 2.5
12 Ary Camargo Silveira DF 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 * 0.0
- Mario Bawden MG 0 .- - - - - - - - - - - -
- Octavio Trompowsky DF . . 0 ½ . . . 0 . . . . -

Mario Bawden fez 1 ponto em 5 partidas.

23° Campeonato Brasileiro

16 OUT / 30 OUT/1956/Rio de Janeiro

C

Jogador

UF 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 Pts
1 Jose Thiago Mangini DF * ½ 1 ½ ½ 1 1 1 ½ 1 1 1 1 1 11.0
2 Luiz Tavares da Silva PE ½ * 1 1 ½ 1 ½ 1 ½ ½ ½ 1 ½ 1 9.5
3 Nelson Dantas DF 0 0 * 1 ½ ½ 1 1 ½ ½ 1 ½ 1 1 8.5
4 Manoel Madeira de Ley SP ½ 0 0 * 1 0 ½ ½ ½ 1 1 1 ½ 1 7.5
5 Eduardo Asfora PE ½ ½ ½ 0 * ½ 0 1 0 ½ ½ 1 1 1 7.0
6 Haroldo Vannier DF 0 0 ½ 1 ½ * 1 0 1 ½ ½ 0 1 ½ 6.5
7 Carlos Rodrigues Peixoto RS 0 ½ 0 ½ 1 0 * ½ 1 0 ½ ½ 1 1 6.5
8 Edgar Nadra Ary CE 0 0 0 ½ 0 1 ½ * 1 ½ 0 1 ½ 1 6.0
9 Mauro de Athayde PR ½ ½ ½ ½ 1 0 0 0 * ½ ½ ½ 1 0 5.5
10 Arrigo Prosdocimi SP 0 ½ ½ 0 ½ ½ 1 ½ ½ * ½ ½ ½ 0 5.5
11 Mauricio Berenzon SP 0 ½ 0 0 ½ ½ ½ 1 ½ ½ * ½ 0 1 5.5
12 Olicio Gadia DF 0 0 ½ 0 0 1 ½ 0 ½ ½ ½ * 1 1 5.5
13 Sabino Ribeiro Jr. FA 0 ½ 0 ½ 0 0 0 ½ 0 ½ 1 0 * 1 4.0
14 J. C. de Almeida Soares RJ 0 0 0 0 0 ½ 0 0 1 1 0 0 0 * 2.5
- Joao de Souza Mendes DF . . . . . . . 0 . . . . . . -

Fonte: www.brasilbase.pro.br

CAMPEÕES MUNDIAIS DE XADREZ

Veja na tabela abaixo os campeões mundiais até Viswanathan Anand
CampeãoPeríodoDuração
Ruy López1570 - 15755 anos
Gioacchino Greco1622 - 163412 anos
Philidor1745 - 179550 anos
Louis de la Bourdonnais1834 - 18406 anos
Howard Staunton1841 - 185110 anos
Adolf Anderssen1851 - 18587 anos
Paul Morphy1858 - 18635 anos
Wilhelm Steinitz1866 - 189428 anos
Emanuel Lasker1894 - 192127 anos
José Raúl Capablanca1921 - 19276 anos
Alexander Alekhine1927 - 19358 anos
Max Euwe1935 - 19372 anos
Alexander Alekhine1937 - 19469 anos
Mikhail Botvinnik1948 - 19579 anos
Vasily Smyslov1957 - 19581 ano
Mikhail Botvinnik1958 - 19602 anos
Mikhail Tal1960 - 19611 ano
Mikhail Botvinnik1961 - 19632 anos
Tigran Petrosian1963 - 19696 anos
Boris Spassky1969 - 19723 anos
Bobby Fischer1972 - 19753 anos
Anatoly Karpov1975 - 198510 anos
Garry Kasparov1985 - 200015 anos
Vladimir Kramnik2000 - 20066 anos (campeão mundial pela APC)
Veselin Topalov2005 - 20061 ano (Campeão Mundial pela FIDE)
Vladimir Kramnik2006 - 20071 ano (unificado)
Viswanathan Anand2007 -PRESENTE4 anos

CAMPEÕES BRASILEIROS DE XADREZ

CAMPEÕES BRASILEIROS DE XADREZ

CARACTERÍSTICA: A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ (CBX), FUNDADE EM 1924 É A ORGANIZADORA DA DISPUTA DO TÍTULO NACIONAL MÁXIMO DE XADREZ.


ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
Obs.

ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
1925
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ
RJ = DF

1951
EUGÊNIO MACIEL ALEMÃO
MG
1928
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ


1952
FLÁVIO DE CARVALHO JUNIOR
SP
1929
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ


1953
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ
1930
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ


1954
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ
1932
ORLANDO RÔÇAS
RJ


1955
* SEM DADOS

1933
ORLANDO RÔÇAS
RJ


1956
JOSÉ THIAGO MANGINI
RJ
1935
POMPEU ACCIOLI BORGES
RJ


1957
Luiz Tavares
PE
1938
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ


1958
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ
1939
OCTÁVIO FIGUEIRA TROMPOWSKY
RJ


1959
Olicio GADIA
SP
1940
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ


1960
RONALD CÂMARA
CE
1941
ADHEMAR DA SILVA ROCHA
RJ


1961
RONALD CÂMARA
CE
1942
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ


1962
Olicio GADIA
RJ
1943
JOÃO DE SOUZA MENDES
RJ


1963
HELDER CÂMARA
RJ
1944
ORLANDO RÔÇAS
RJ


1964
ANTÔNIO ROCHA
DF
1947
ELISIO MÁRCIO DE FREITAS
RJ


1965
HENRIQUE DA COSTA MECKING
RS
1948
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ


1966
HELDER CÂMARA
SP
1949
WALTER OSWALDO CRUZ
RJ


1967
HENRIQUE DA COSTA MECKING
RS
1950
JOSÉ THIAGO MANGINI
RJ


1968
HELDER CÂMARA
SP

CAMPEÕES BRASILEIROS DE XADREZ



ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
Obs.

ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
1969
ANTÔNIO ROCHA
SP


1987
CARLOS EDUARDO GOUVEIA
RJ
1970
Herman Claudius van Riemsdijk
SP


1988
Herman Claudius van Riemsdijk
SP
1971
JOSÉ PINTO PAIVA
BA


1989
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP
1972
EUGÊNIO MACIEL ALEMÃO
MG


1990
Roberto Watanabe
SP
1973
Herman Claudius van Riemsdijk
SP


1991
EVERALDO MATSURA
SC
1974
ALEXANDRE SORIN SEGAL e MÁRCIO DO CARMO MIRANDA
SP /RJ


1992
DARCY GUSTAVO MACHADO VIEIRA LIMA
RJ
1975
CARLOS EDUARDO GOUVEIA
RJ


1993
ARON ANTUNES CORRÊA
SP
1976
Jaime Sunye Neto
PR


1994
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP
1977
Jaime Sunye Neto
PR


1995
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP
1978
ALEXANDRE SORIN SEGAL
SP


1996
RAFAEL LEITÃO
MA
1979
Jaime Sunye Neto
PR


1997
RAFAEL LEITÃO
MA
1980
Jaime Sunye Neto
PR


1998
RAFAEL LEITÃO
MA
1981
Jaime Sunye Neto
PR


1999
GIOVANNI VESCOVI
RS
1982
Jaime Sunye Neto
PR


2000
GIOVANNI VESCOVI
RS
1983
Jaime Sunye Neto e MARCOS Paolozzi
PR / SP


2001
GIOVANNI VESCOVI
RS
1984
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP


2002
DARCY GUSTAVO MACHADO VIEIRA LIMA
RJ
1985
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP


2003
DARCY GUSTAVO MACHADO VIEIRA LIMA
RJ
1986
GILBERTO MILOS JUNIOR
SP


2004
RAFAEL LEITÃO
MA


ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
Obs.

ANO
CAMPEÃO BRASILEIRO
EST.
2005
ALEXANDER HILÁRIO TAKEDA FIER
SC


2009
GIOVANNI VESCOVI
RS
2006
GIOVANNI VESCOVI
RS


2010
GIOVANNI VESCOVI
RS
2007
GIOVANNI VESCOVI
RS


2011
Participe!
2008
ANDRE DIAMANT
CE





** Alguns jogadores campo no Estado, estão com o código do seu Estado Brasileiro de Origem, com outros que representou uma Federação não Campeonato.