terça-feira, 1 de janeiro de 2008

GIOVANNI VESCOVI



GIOVANNI P. VESCOVI nasceu em 14 de Junho de 1978, em Porto Alegre, mas logo foi morar em São Paulo. O xadrez apareceu cedo na vida do futuro campeão. Aos dois anos de idade aprendeu a montar o tabuleiro com o pai e aos três ou quatro aprendeu os primeiros movimentos. Fora esse hobby, sua infância se desenvolveu como a de outra criança qualquer até agosto de 1986, quando começou a ter as primeiras aulas no departamento de xadrez do Club Athlético Paulistano. Ele nos conta como foram seus primeiros dias:

“Lembro-me como se fosse hoje. Eu estava com meu pai, e o professor Angel Gutierrez me colocou para jogar com o campeão paulista da categoria, o Edson Nishio Nascimento. No final estava com cinco ou seis peões a menos, mas bastante satisfeito por ter trocado todas as outras peças, e não ter sido uma ‘lavada'. Comecei tendo duas aulas semanais de 30 ou 45 minutos, e já no final de 86 comecei a ter algumas aulas com meu futuro professor e amigo Jefferson Pelikian”.

PAIXÃO

A paixão pelo xadrez foi imediata. No começo ele brigava com o pai, pois não podia jogar os torneios de relâmpago do CAP de sábado, mas aproveitava o tempo para resolver problemas do livro de Bobby Fischer. Seu primeiro torneio foi um Aberto no Clube de Xadrez de São Paulo, sem conseguir um empate sequer. Depois jogou o Paulista Mirim de 1986, realizado em Taboão da Serra, onde não teve um resultado expressivo, mas venceu algumas partidas, terminando em 10º lugar. Mas o que importava era a diversão. O ambiente no CAP era muito agradável:

“Eu adorava passar as tardes na sala de xadrez do clube. Tinha minha aula e se pudesse assistia as outras. Também tinham as viagens. Joguei em Bauru no início de 87 e fomos de ônibus numa turma grande, bagunçando o tempo todo. Fiz muitas amizades”.

TALENTO

Toda essa paixão pelos desafios do jogo, o ambiente propício, o interesse em aprender e a vontade de vencer acabaram por despertar um talento precoce. Já no início de 87 sua força de jogo ganhou mais consistência e venceu o I Campeonato Brasileiro Mirim, classificando-se para o Mundial Mirim, realizado em San Juan, Porto Rico, onde conquistou o Vice-Campeonato. Essa primeira experiência internacional foi muito importante:

“Minha partida mais difícil acho que foi a primeira. Cheguei muito nervoso, afinal todos deviam ser muito bons. Meu adversário jogou 1.Cf3 e pensei: ‘Estou perdido, o cara deve ser um gênio'. Mas perto do lance 20 preparei uma seqüência e enquanto ele caía eu pensava: ‘Será que ele não está vendo o ataque duplo do cavalo daqui a dois lances?'. Ele não viu, eu ganhei, e percebi que não eram monstros”.

BUSCANDO DESAFIOS

Uma das principais características de Giovanni, tanto no início de sua carreira quanto mais tarde, é a constante busca de desafios, a vontade de superar os obstáculos. Para aperfeiçoar esse espírito combativo e essa determinação, o jovem talento disputava torneios de adultos, procurando testar sua força com jogadores mais fortes, mais preparados e mais experientes. Em 1989, aos dez anos de idade, Giovanni conseguiu um feito histórico, ao vencer os Campeonatos Paulistas sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20. No ano seguinte, em 1990, optou por disputar o Pan-Americano sub-18, ao invés de sua categoria, empatando em primeiro lugar. Ainda neste ano jogou o Mundial sub-18, entrando para a lista de rating FIDE com 2260, e o Pan-Americano sub-20, ficando com o 3º lugar.

PRINCIPAIS CONQUISTAS

A lista de vitórias de Giovanni é bastante extensa, conforme seu curriculum demonstra, e ele considera todas elas importantes, mas entre seus principais resultados convém destacar o Campeonato Pan-Americano Juvenil em 1993, o Campeonato Mundial Juvenil por Equipes em 1998, a vitória no match contra Mequinho em 2000, o Tri-Campeonato Brasileiro 1999, 2000 e 2001, o Zonal Sul-Americano 2002, o Campeonato Continental 2003, o Tri-Campeonato em Bermudas em 2002, 2003 e 2004, e a vitória sobre o ex-campeão mundial Anatoly Karpov em 2004.

MOMENTOS IMPORTANTES

Alguns momentos na carreira de Giovanni foram marcantes. O ano de 87 marcou o início de sua carreira. O ano de 93 foi o ano em que derrotou o primeiro GM e conquistou o título de MI (Mestre Internacional).Em 96 foi morar em Americana (SP) e logo se casou. No ano de 98 conquistou o título de GM. Em 99 nasceu sua primeira filha e recebeu a visita do campeão mundial Anatoly Karpov para estudos. Em 2002 nasceu seu segundo filho, voltou a morar em São Paulo, superou a barreira dos 2600 pontos de rating e passou a ser o melhor jogador do Brasil. Em 2004 passou a ser um dos 50 melhores do mundo e o melhor da América do Sul.

VIAGENS

Giovanni já teve a oportunidade de visitar mais de 40 países para representar o Brasil. É conhecido e respeitado em todo o mundo, graças a sua credibilidade e habilidade comunicativa – é fluente em inglês, alemão, espanhol, sueco e russo.

TREINAMENTO

Só o talento não é suficiente para se chegar ao topo. No começo de sua carreira Giovanni aproveitava todo o seu tempo para treinar com seu treinador, Jefferson Pelikian, e devorar informações, estudando partidas, resolvendo problemas, analisando suas partidas. Mais tarde, aos 14 anos, passou a treinar sozinho, mas até hoje troca idéias e treina algumas posições com seu antigo professor e amigo.

O treino sozinho é muito produtivo, mas o intercâmbio também é fundamental. Em 1999 passou uma semana estudando com o campeão mundial Karpov. Em 2001 treinou de março a novembro de forma intensiva (5 a 6 horas por dia). Em 2003 passou duas semanas na Alemanha treinando com o gênio indiano Vishy Anand.

HOBBY

Além do xadrez, Giovanni sempre teve vários interesses diversos. Na infância praticava futebol, natação, ginástica olímpica e teve algumas aulas de piano. No entanto, como ele mesmo diz “não tinha nenhum talento pra música”. Nessa época os hobbies eram o tênis de mesa e, curiosamente, o estudo de mapas e capitais. Na adolescência desenvolveu o interesse por idiomas. Auto-didata, aprendeu o espanhol, o russo e o sueco, além do inglês e alemão, estudados na escola.

Com 19 anos tentou novamente desenvolver sua veia musical aprendendo o violão, mas novamente percebeu que era melhor não lutar contra a natureza e continuar ouvindo o rádio. Nessa época começou a se interessar por artes marciais: Muay Thai, Aikido e Jiu-Jitsu. Hoje em dia mantém a forma jogando futebol e correndo. Seu outro hobby é o gamão.

OUTRAS ATIVIDADES

Em 2003 abriu sua primeira empresa, a Equilibrium Empreendimentos Sócio-Culturais Ltda., especializada no ramo de xadrez, e responsável pela vinda ao Brasil de nomes como Karpov e Anand. Em 2004 iniciou a tradução da obra monumental de Garry Kasparov, a coleção “Meus Grandes Predecessores”, editado em português pela Editora Solis. Também em 2004 concluiu o curso do CREF, passando a ser um profissional legalmente habilitado na área esportiva. Em 2005 se formou em Direito pela UNIP. A partir de 2004 passou a dar palestras para empresas, e desenvolver cursos e treinamentos.

Atualmente a meta de Giovanni é chegar a entrar no seleto grupo dos Top 20 do mundo, e para tal dedica a maior parte de seu tempo ao estudo do xadrez e participando de competições no Brasil e no exterior.